Olá amigos e irmãos essa é mais uma postagem do blog "FUTEBOL PARA TODOS"
QUE TENHAM UMA BOA LEITURA.
Ana Paulos é hoje a ‘Mister’ e a alma de uma metodologia nascida e pensada pelo Serviço Social em Portugal e que precisava de alguém que conjugasse saber sociológico, paixão e experiencia desportiva para crescer. Aqui fica o seu testemunho feliz para o blog da Inpakt e os resultados de um encontro mágico do acaso, de uma pergunta e de uma resposta acertadas, que relata, por dentro, quem somos e o que fazemos na Associação Nacional de Futebol de Rua:
Em outubro de 2009 desloquei-me a uma reunião de trabalho no Bairro Padre Cruz. Aparentemente, mais uma reunião igual a todas as outras, que se veio a revelar um momento decisivo na descoberta de sentidos para a vida. Vanda Ramalho (uma das fundadoras e atual Presidente da Associação Nacional de Futebol de Rua) apercebeu-se naquela noite que a minha experiência simultânea na área social e desportiva, me convocava a um lugar especial para cumprir os seus sonhos e partilhar missões e perguntou-me sem bem me conhecer: “Aceitavas o desafio de ser treinadora sociodesportiva de Futebol de Rua na nossa associação?” De mim saiu prontamente uma resposta: “Aceito o desafio”.
Obviamente que esta resposta despoletava em mim um milhão de dúvidas: “O que é Futebol de Rua?”;“Sociodesportivo?”; “Inclusão pelo Desporto?” Com essa resposta cheia de interrogações, mas ao mesmo tempo de certezas face ao que sou, abri a minha experiência a um mundo completamente novo, uma forma completamente diferente de ser e estar para e com os outros, realizei, sem ainda o saber, uma viragem completa da direção por onde traçava o meu caminho.
Passados quase 5 anos, já sei responder a todas aquelas perguntas e sei também que, naquele momento, dei uma resposta muito acertada. O mais mágico nisto, é que descobri as respostas sozinha, sentindo aquilo de que esta metodologia inovadora de intervenção social é capaz de oferecer a quem a recebe e a quem a desenvolve.
O que é Futebol de Rua? É uma modalidade onde todos interessam, são capazes e iguais, embora tão diferentes. Um espaço onde a palavra desistir não tem lugar e onde se pratica desporto fazendo, constantemente, o exercício de “Ser Pessoa”! Nos treinos de Futebol de Rua todos são pessoas, sentem, merecem destaque, todos aprendem e todos ensinam. Sociodesportivo? Qualquer movimento, passe, drible, remate, golo mostram que tanto é importante trabalhar o físico, a resistência, a velocidade, a técnica e a tática, como a cooperação, o espírito de grupo, a comunicação, a assertividade, a auto-estima, o auto-conceito, a tomada de decisão e a gestão de conflitos, acreditando sempre que cada um de nós é um armário onde todas as gavetas têm de estar bem arrumadas.
Inclusão pelo desporto? Sem dúvida! Após 5 anos a caminhar naquela comunidade estamos incluídos uns com os outros, somos FAMÍLIA, somos UM! Estamos mais incluídos connosco próprios, conhecemos melhor o que somos, o que sentimos e o que queremos, estamos mais incluídos na sociedade, aprendemos a ser e a estar, verdadeiramente, com. Treinamos para praticar o “mesmo desporto que os outros”! Eu? Sim, aceito ser treinadora sociodesportiva de futebol de rua, sendo que sou o que tenho, tenho que sou e só sei ensinar isso.’
Fotografia: Gonçalo Fabião
Texto: Ana Paulos
Atenciosamente,
Thalis Gabriel.